Grandes pensadores


Sócrates (469-399 a.C.): “É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade.”

Platão (427-347 a.C.): “A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a perfeição e beleza que podem ter.”

Aristóteles (384-322 a.C.): “Onde quer que se descuide da educação, o Estado sofre um golpe nocivo.”

Agostinho (354-430 d.C): “Não se aprende pelas palavras, que repercutem exteriormente, mas pela verdade, que ensina interiormente.”

Tomás de Aquino (1224-1274): “O mestre provoca conhecimento ao fazer operar a razão natural do discípulo.”

Erasmo de Roterdã (1469-1536): “Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação.”

Martinho Lutero (1483-1546): “Quando a escola progride, tudo progride.”

Michel de Montaigne (1533-192): “Entre os estudos, comecemos por aqueles que nos façam livres.”

Comênio (1592-1670): “Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer.”

John Locke (1632-1704): “Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças à sua educação.”

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): “A instrução das crianças é um ofício em que é necessário saber perder tempo a fim de ganhá-lo.”

Johann Heirich Pestalozzi (1746-1827): “A natureza melhor da criança deve ser encorajada o mais cedo possível a combater a força prepotente do instinto animal.”

Johann Friedrich Herbart (1896-1890): “A pedagogia mostra os fins da educação; a psicologia, o caminho, os meios e os obstáculos.”

Friedrich Froebel (1782-1852): “Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como um membro vivo do todo.”

Auguste Comte (1798-1857): “Toda educação humana deve preparar cada um a viver para os outros.”

Karl Marx (1818-1883): “A união entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária.”

Herbert Spencer (1809-1882): “A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados.”

Émile Durkheim (1858-1917): “A sociedade é cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza.”

John Dewey (1859-1952): “O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter.”

Maria Montessori (1870-1952): “A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir.”

Ovide Decroly (1871-1932): “Convém que o trabalho das crianças não seja uma simples cópia. É necessário que seja realmente a expressão de seu pensamento.”

Édouard Claparéde (1873-1940): “Toda conduta é ditada por um interesse; toda ação consiste em atingir o objetivo que é mais urgente naquele momento determinado.”

Henri Wallon (1879-1962): “A criança responde às impressões que as coisas lhe causam com gestos dirigidos a ela.”

Alexander Neill (1883-1973): “Criadores aprendem o que desejam aprender. Não sabemos quanta liberdade de criação é morta nas salas de aula.”

Anton Makarenko (1888-1939): “É preciso mostrar aos alunos que o trabalho e a vida deles são uma parte do trabalho e da vida dos pais.”

Antonio Gramsci (1891-1937): “A tendência democrática da escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante.”

Célestin Freinet (1896-1966): “Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos.”

Jean Piaget (1896-1980): “O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito.”

Lev Vygotsky (1896-1934): “O caminho desde o objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa.”

Anísio Teixeira (1900-1971): “Democracia, essencialmente, é o modo de vida social em que cada indivíduo conta como pessoa.”

Carl Rogers (1902-1987): “A única coisa que se aprende e realmente faz diferença no comportamento da pessoa que aprende é a descoberta de si mesma.”

Burrus Skinner (1904-1990): “Quando houver domínio sobre a ciência do comportamento, ela será a única alternativa para a sociedade planejada.”

Hannah Arendt (1906-1975): “A escola não é de modo algum o mundo, nem deve ser tomada como tal; é, antes, a instituição que se interpõe entre o mundo e o domínio privado do lar.”

Florestan Fernandes (1920-1995): “Na sala de aula, o professor precisa ser um cidadão e um ser humano rebelde.”

Paulo Freire (1921-1997): “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Edgar Morin (1921-): “A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo.”

Michel Foucault (1926-1984): “As luzes que inventaram as liberdades inventaram também as disciplinas.”

Lawrence Stenhouse (1926-1982): “Os professores que se destacam transformam o ensino na aventura da educação. Outros podem adestrar-nos.”

Pierre Bourdieu (1930-2002): “Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico.” 

Emília Ferreiro (1936-): “Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes.”

Howard Gardner (1943-): “Todos os indivíduos têm potencial para serem criativos, mas só serão se quiserem.”




Fonte das frases: “Revista Nova Escola” (Grandes pensadores), edição especial, n. 25. São Paulo: Abril, julho 2009.